Como armazenar os alimentos do jeito certo

Nós provavelmente somos todos culpados de cozinhar demais para o jantar e ter uma boa quantidade de comida que sobra para lidar. Mas em vez de desperdiçar a comida extra, como armazenar os alimentos que sobraram do jeito certo?

Neste artigo você vai encontrar um guia útil sobre como armazenar os alimentos e servir suas sobras, o que pode levar a menos desperdício de alimentos e ajudar você a economizar dinheiro e tempo.

Aprenda a como armazenar os alimentos

Tirar o máximo proveito de suas sobras não é apenas uma maneira importante de reduzir o desperdício de comida, pode aumentar o tempo e economizar um pouco de dinheiro extra.

Aqui estão as principais regras de como armazenar os alimentos do jeito certo:

Regras gerais

Onde armazenar? Qualquer sobra de comida deve ser colocada no freezer ou geladeira dentro de duas horas após o cozimento. Isso é para evitar a propagação de bactérias nocivas.

Em quê? Todas as sobras devem ser armazenadas em recipientes rasos e seláveis, pois isso os ajudará a esfriar mais rápido.

Quando armazenar? É errado pensar que você deve esperar até que sua comida tenha esfriado completamente antes de colocá-lo na geladeira. O que você deve realmente fazer é colocá-lo na geladeira imediatamente, mesmo que esteja quente. Isso impede que as bactérias se multipliquem. A armazenagem de alimentos deve ser feita da forma correta.

Descongelamento? A maneira mais segura de descongelar as sobras congeladas é na geladeira, pois impede o crescimento de bactérias.

Quais são as temperaturas seguras? Sobras de comida deve ser inferior a 5 ° C quando armazenado e pelo menos 60 ° C quando reaquecido. As temperaturas intermediárias estão na “zona de perigo”, ideal para o desenvolvimento de bactérias.

Arroz

Um dos alimentos mais difíceis é o arroz, pois pode causar intoxicação alimentar se não for reaquecido corretamente. Arroz deve ser congelado ou refrigerado dentro de uma hora de cozimento e não deve ser armazenado na geladeira por mais de seis dias. Ao servir, a temperatura deve ter chegado a 60 ° C por toda parte – isso ajuda a quebrar os pedaços para ajudar no aquecimento.

Carne

Quando se trata de carne vermelha ou branca, o armazenamento na geladeira nunca deve exceder dois dias depois de cozido. As carnes devem sempre ser reaquecidas acima de 75 ° C e devem ser servidas bem quentes.

A melhor maneira de congelar a sobra de carne é em molho, como molho de macarrão ou sopa. Isso permite que a carne mantenha sua umidade e sabor melhores depois de descongelada. Por isso é importante saber como armazenar os alimentos do jeito certo.

Legumes

Depois de cozinhar legumes, é fundamental deixar esfriar a temperatura ambiente antes e armazenar na geladeira. As sobras de vegetais refrigerados devem ser consumidas em até dois dias.

Para congelar vegetais, ferva-os e, em seguida, coloque-os sob a água fria para interromper o processo de cozimento. É importante saber sobre a temperatura de alimentos correta. Em seguida, escorra e coloque em uma bolsa de freezer.

Pão

Armazenar pão na geladeira não é bom para prolongar sua vida comestível, mas sim para o freezer. Coloque-o em uma sacola reutilizável em seu freezer e ele permanecerá comestível por vários meses.

Se você tem pães velhos ou baguetes, então um truque bacana é borrifar um pouco de água sobre eles e colocá-los em um forno de baixa temperatura – eles ficarão deliciosos novamente!

Queijo

Você nunca deve selar o queijo restante em embalagens de plástico, pois isso vai se agarrar às gorduras e óleos que afetam seu sabor. A melhor maneira de armazenar restos de queijo é ralar e colocá-lo em um saco de freezer. Isso facilitará o descongelamento e será mantido comestível por mais dois a três meses.

Massa

Macarrão cozido pode ser armazenado com segurança na geladeira por cerca de três a cinco dias e dura oito meses em um freezer.

Goteje um pouco de azeite para o macarrão antes de armazenar em um recipiente hermético para evitar que fiquem juntas e secar.

Depois de descongelar o macarrão congelado, deixe-o por um curto período de tempo e ferva em água para aquecê-lo completamente.

Como armazenar alimentos no refrigerador

Decaimento, mofo e odores podem se espalhar entre os alimentos na geladeira. Siga estas dicas para manter os alimentos, incluindo sobras, mais frescos e reduzir o risco de contaminação.

  • Carne, peixe e aves

Mantenha toda a carne fresca, peixe e aves na embalagem da sua loja. (Re-wrapping aumenta o risco de expor o alimento a bactérias nocivas.) Se o item não veio em uma bandeja de isopor, deslize um prato por baixo dele para pegar qualquer gotejamento.

  • Laticínios

Deixar queijo cottage, iogurte, creme de leite, leite e creme nos recipientes que vieram dentro Mas depois de transferir leite para um jarro ou creme azedo para uma tigela, não devolvê-los para os recipientes originais. Em vez disso, cubra firmemente o jarro ou tigela com filme plástico.

Armazene os queijos duros na embalagem da loja até usá-los e envolva-os em papel manteiga, papel alumínio ou plástico solto.

Garrafas plásticas de leite fazem mais sentido do que as caixas de papelão, já que as bactérias podem crescer perto do bule de papelão e entrar em um copo de leite toda vez que você derramar. No entanto, contanto que você use o leite dentro de sua validade, deve ser seguro beber.

  • Frutas e vegetais

Mantenha frutas e legumes separados e guarde como com gosto: maçãs com maçãs, cenouras com cenouras. Frutas e vegetais liberam gases diferentes que podem deteriorar os outros.

Armazene frutas e legumes suscetíveis a secar em sacos plásticos perfurados ou não selados para manter um ambiente úmido e ainda assim permitir a circulação de ar.

Não lave o produto antes de refrigerá-lo. A umidade pode fazê-lo moldar e apodrecer mais rapidamente.

  • Sobras

Guarde todas as sobras em recipientes ou invólucros transparentes hermeticamente fechados.

Divida as sobras em recipientes pequenos e planos para que eles resfriem mais rápido. (Alguns esporos de bactérias sobrevivem ao processo de cozimento e podem germinar se a comida estiver à temperatura ambiente por tempo suficiente).

Refrigerar sobras dentro de duas horas de cozimento. E não há necessidade de esperar que os alimentos quentes da tubulação arrefeçam antes de armazená-los – as geladeiras modernas podem aguentar o calor.

Retire o recheio do peru e leve à geladeira em um recipiente separado. Deixados juntos, eles podem não esfriar rápido o suficiente, o que pode ser inseguro.

Não refrigerar restos de molho de cranberry ou outros alimentos em latas. Uma vez aberta a lata, o metal residual na borda pode penetrar na comida e deixar um sabor metálico.

Não encha a geladeira cheia demais. Ar fresco precisa circular para manter os alimentos a uma temperatura segura. São ótimas maneiras de como armazenar os alimentos na geladeira!

Seguir estas dicas para resolver o seu espaço na cozinha irá ajudá-lo a manter a frescura dos seus alimentos, o seu sabor e, mais importante, a sua segurança. Compartilhe com seus amigos essas dicas de como armazenar os alimentos do jeito certo!