Você sabe qual o período fértil da mulher?

Conceber um bebê é o sonho da maioria das mulheres. Mas o que são bons indicadores quando a concepção pode realmente acontecer? Quando exatamente você está fértil? Você sabe qual o período fértil da mulher?

Qual o período fértil da mulher

A ovulação não pode ser determinada com 100% de precisão. O esperma pode sobreviver 3 a 5 dias, enquanto o próprio ovo pode sobreviver cerca de 12 a 18 horas. No geral, isso resulta em cerca de 6 dias férteis – o dia da ovulação e os cinco dias anteriores.

Todos os ciclos entre 23 e 35 dias são considerados normais. Ciclos mais longos são mais comuns que os curtos. A duração do ciclo mais comum em mulheres entre 20 e 45 anos é de 27 dias.

O mito de que o 14º dia do ciclo de ovulação é o dia mais fértil é falso. O método de calendário ou o método Knaus-Ogino também é considerado não confiável. Melhores métodos incluem o método sintotérmico e a realização de testes de ovulação.

A maneira mais agradável e eficaz de engravidar rapidamente é o sexo regular. Visitas regulares ao seu ginecologista e observação de uma dieta saudável e equilibrada ajudam a melhorar suas chances de engravidar. Além de saber qual o período fértil da mulher. 

Não se preocupe se não puder engravidar apesar de vários meses de sexo regular. Mesmo com uma dieta adequada, a probabilidade de engravidar dentro de um ciclo é de apenas 20%.

Acima de tudo, engravidar é uma questão de tempo adequado: uma mulher só pode engravidar na época da ovulação. A calculadora de ovulação permite identificar este tempo para todos os comprimentos de ciclo. Basta digitar a data mais recente da menstruação e a calculadora de fertilidade mostrará todos os dias férteis e inférteis com um calendário de ovulação.

Mas, por favor, não use esta calculadora sozinha como uma calculadora de período seguro, mas use ajudas técnicas como descrito no final desta página. Isso vale para ciclos regulares de 28 dias, bem como para os mais longos e curtos. Muitas dicas para engravidar e mitos sobre planejamento familiar natural estão incluídos.

Infelizmente, muitos equívocos sobre os períodos persistem até hoje. Esse perigoso conhecimento é parcialmente responsável pela gravidez indesejada em algumas mulheres jovens. Saber qual o período fértil da mulher é uma das mais importantes coisas para quem quer engravidar.