O que você precisa saber sobre tratamento zumbido no ouvido

Uma pessoa com zumbido geralmente ouve “zumbido nos ouvidos”, mas também pode ouvir sons de assobio, estalidos ou assobios. Pode ser temporário ou pode ser crônico e persistente. Mas, será que o tratamento zumbido no ouvido é eficaz?

Acredita-se que o zumbido afeta 50 milhões de americanos. Geralmente ocorre após a idade de 50 anos, mas as crianças e adolescentes também podem vivenciá-lo.

Causas comuns são a exposição excessiva ou cumulativa ao ruído, lesões na cabeça e pescoço e infecções de ouvido. Ocasionalmente pode indicar uma condição médica subjacente grave.

Não há cura para o zumbido, mas existe tratamento zumbido no ouvido. A maioria das pessoas com zumbido crônico ajusta-se ao toque ao longo do tempo, mas 1 em cada 5 achará perturbador ou debilitante.

Para alguns, pode levar a insônia , dificuldade de concentração, trabalho precário ou desempenho escolar, irritabilidade, ansiedade e depressão .

O que é zumbido?

Zumbido refere-se a um som de zumbido, assobio ou outro nos ouvidos.

O zumbido acontece quando ouvimos conscientemente um som que não vem de nenhuma fonte fora do corpo. Não é uma doença, mas um sintoma de um problema subjacente.

O ruído geralmente é subjetivo, o que significa que apenas a pessoa que tem zumbido pode ouvi-lo.

A forma mais comum é um toque constante e agudo. Isso pode ser irritante, mas geralmente não indica uma condição séria.

Em menos de 1% dos casos, pode ser objetivo. Isso significa que outras pessoas podem ouvir o barulho. Este tipo de ruído pode ser causado por movimentos cardiovasculares ou musculoesqueléticos no corpo da pessoa. Isso pode ser um sinal de uma emergência médica.

Sintomas

O zumbido é um som interno, não auditivo, que pode ser intermitente ou contínuo, em um ou ambos os ouvidos e baixo ou alto.

Os sons variados foram descritos como assobiando, chilreando, clicando, gritando, assobiando, estático, rugindo, zumbindo, pulsando, whooshing, ou musical.

O volume do som pode flutuar. Muitas vezes é mais perceptível à noite ou durante períodos de silêncio. Pode haver alguma perda auditiva .

Tratamento zumbido no ouvido

O primeiro passo  para o tratamento zumbido no ouvido é tratar qualquer causa subjacente do zumbido.

Isso pode envolver:

  • cuidado imediato para uma infecção no ouvido
  • interromper qualquer medicação ototóxica
  • tratamento de problemas da articulação temporomandibular (ATM), que afetam a articulação entre o osso maxilar e o osso da bochecha

Não há cura para a maioria dos casos de zumbido. A maioria das pessoas acostuma-se a ela e aprende a desativá-la e a fazer tratamento zumbido no ouvido. Ignorá-lo, em vez de focar nele, pode proporcionar alívio.

Quando isso não funciona, o indivíduo pode se beneficiar do tratamento para os efeitos do zumbido, insônia, ansiedade, dificuldades auditivas, isolamento social e depressão. Lidar com essas questões pode melhorar significativamente a qualidade de vida de uma pessoa.

tratamento zumbido no ouvido pode até funcionar, mas é um problema que não tem cura.